PREFEITURA INAUGURA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO SETOR AEROPORTO
Publicado em: 27/07/2020 ás 12:48:00

Foi inaugurada no último sábado, 25 de julho, a Unidade Básica de Saúde do setor Aeroporto, na zona urbana de Buriti do Tocantins.

A inauguração que foi prestigiada por pessoas da comunidade e alguns servidores públicos da Saúde, contou com a participação do deputado estadual JAIR FARIAS, do prefeito de Buriti Américo dos Reis Borges – BORJÃO, dos vereadores: Alcir Almeida de Sousa, Antonia dos Santos da Silva – ANTONIA DO COTÃO, Francisco Julierme, Iris Lopes Borges, Itamar Pereira Martins, Jeudi Teixeira de Souza, Maria do Socorro Melo e dos secretários municipais de administração, assistência social e saúde – Wendell Miranda, Elizamar Alves das Chagas Oliveira e Antomaria Ferreira da Silva, respectivamente.

A obra que custou R$ 398.000,00, e foi bancada com recursos do MINISTÉRIO DA SAÚDE, através da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, Portaria 1.380, de 09 de julho de 2013, recebeu o nome de Unidade Básica de Saúde DONA VALDETE BORGES, através de Lei Municipal de iniciativa do vereador Jeudi Teixeira, em homenagem póstuma à esposa do prefeito Borjão, que faleceu em junho de 2018 e residia em Buriti desde 18 de julho de 1972.

Na ocasião o prefeito BORJÃO agradeceu à Câmara Municipal pelo reconhecimento através da homenagem prestada; ao deputado estadual JAIR FARIAS pelo empenho de R$ 100 mil reais para custeio na saúde, bem como fez questão de ressaltar os esforços da deputada federal DULCE MIRANDA que foi quem articulou em Brasília a liberação dos recursos financeiros que possibilitaram a conclusão da referida obra. Uma vez que, tanto esta (que foi recebida por esta gestão com apenas 18% dos serviços concluídos) quanto a UBS do povoado Boa Sorte foram abandonadas pela empresa que ganhou o processo licitatório, ainda no ano de 2013, sendo que só foi possível retomar estas duas obras, graças ao empenho da deputada que conseguiu junto ao Ministério da Saúde, em Brasília, a autorização para realização de aditivo de prazo para execução do Convênio, bem como a liberação dos recursos até a sua totalidade, que haviam sido retidos pelo governo federal.

E ressaltou que esta é a segunda UBS que sua gestão entrega para a comunidade buritiense, e prometeu entregar dentro de 40 dias a ampliação da UBS Doutor Menezes, no centro da cidade.

O prefeito ressaltou ainda a importância desta Unidade Básica de Saúde para a população que reside no Setor Aeroporto, Bairro São Raimundo, Buriti Novo e Conjunto Avelino, que não necessitarão mais ir ao centro da cidade para serem atendidos, diminuindo assim o fluxo de atendimento e melhorando os serviços prestados na rede de atenção básica de saúde local.

Para a secretária de saúde, Antomaria Ferreira, ganha o Município e a comunidade do setor Aeroporto e seu entorno, que passa a contar com mais um ponto de atendimento da Atenção Básica, que será coordenado pela enfermeira Elis Cristina e funcionará a partir de segunda-feira, dia 27 de julho.