EDUCAÇÃO: Audiência preparatória para a 3ª CONAE
Secretaria de Educação realiza a Audiência preparatória para a 3ª CONAE
Publicado em: 28/05/2018 ás 11:09:00

Na quinta-feira, 10 de maio de 2018, o Fórum Municipal de Educação coordenou, com o apoio e a colaboração da Secretaria Municipal de Educação a Audiência Pública da Educação, Etapa Municipal preparatória para 3ª Conferência Nacional de Educação CONAE, com o Tema Principal “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

A Conferência Municipal foi convocada pelo Decreto Nº 070/2018 de 3 de maio de 2018 e contou com a participação de Professores e demais profissionais da Rede municipal de Ensino, professores e Diretores da Rede Estadual e representantes da comunidade local e da sociedade civil organizada. Ao todo foram credenciados 115 (cento e quinze) participantes.

O evento aconteceu no Centro Infantil Tia Ara. A abertura teve a apresentação do Hino Nacional pela Banda Filarmônica Melodia ao Rei, a Igreja Evangélica CIADSETA. Em seguida tivemos as falas das autoridades e a Palestra da Professora Pedagoga Joelma Viera Lopes.

Ao termino dos da palestra os participantes foram divididos em salas para debate e discussão dos oito eixos temáticos:

I –  O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.

II –  Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.

III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social.

IV –  Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão.

V –  Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão.

VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.

VII – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

VIII –  Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

Ao Término da discussão dos Eixos Temáticos aconteceu a exposição das discussões na Plenária Final, que elegeu o Delegado para participar da Etapa Estadual que será realizada no dia 18 de junho. Foi eleito delegado o Professor da Rede Municipal Antonio Silva Pontes e para seu suplente o professor/diretor da Rede Estadual Isaque de Sousa Almada.

• #conae #educacao #buritidotocantins