QUEIMADAS! A única coisa que pode parar o fogo é a sua consciência.
Escola Municipal Buriti B realiza belíssima iniciativa de conscientização contra as queimadas.
Publicado em: 28/09/2017 ás 18:13:00 Autor: Escola Municipal Buriti B Fonte: Prefeitura Municipal de Buriti do Tocantins

Devido a estação seca e as queimadas com frequência, na cidade de Buriti do Tocantins, houve a necessidade das Unidades Escolares trabalhar com os alunos o tema queimadas. Daí então, escola recebeu a visita das supervisoras da Secretaria Municipal de Educação com a proposta de ser trabalhado o Projeto: Queimadas, a única coisa que pode parar o fogo é a sua consciência. Nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, no decorrer do mês de Setembro de forma interdisciplinar durante os dias 04 a 29 de Setembro de 2017. Em uma Reunião Pedagógica foi apresentado o projeto aos professores, fazendo leitura do mesmo. Onde ficou determinado que cada turma trabalharia com os alunos algumas atividades sobre o Meio Ambiente: Queimadas, que pudessem servir de conscientização e de incentivo à preservação do mesmo.

Assim sendo, nas aulas da turma do 1º ano, começou mostrando aos alunos um vídeo com imagens variadas do Meio Ambiente, contamos uma história “O incêndio na floresta”. Logo após, visitando um local destruído pela ação do homem. No dia seguinte foram visitar um local destruído pelo fogo, e outro preservado, conhecendo uma nascente d´água, fazendo um analise dos dois locais. Em seguida em sala de aula, realizaram trabalhos relacionados ao tema, onde os alunos puseram em prática sua criatividade.

Na turma do 2º ano, começou o trabalho mostrando aos alunos imagens variadas, do Ambiente queimado e ambiente preservado, textos, em seguida foi realizados trabalhos individuais enfatizando a importância de preservar e manter o meio ambiente.

Na turma do 3º ano, iniciou o trabalho realizando leitura de textos informativo sobre a importância de preservar o meio Ambiente e as consequências das queimadas no meio ambiente. Em seguida a turma foi dividida em grupos, para confecção de cartazes para ser exposta no mural da escola, conscientizando o ser humano da importância de preservar o meio ambiente.

Na turma do 4º ano, foram trabalhados textos informativos, produção de texto, os alunos puseram em prática sua criatividade e criaram historinhas simples, mas bem interessantes. No dia seguinte os alunos foram visitar um local onde houve queimadas. No outro dia foram visitar uma nascente d’água, um local preservado pelo ser humano.  Logo após realizaram um analise dos dois locais, enfatizando as consequências das queimadas.

O professor da turma do 5º ano convidou a bióloga Elizangela Pereira de Souza, para realizar uma palestra sobre as queimadas. Onde os alunos participaram efetivamente da palestra, fazendo alguns comentários relevantes quando a palestrante falava do assunto. Foi comentado com os alunos que cada um deve fazer a sua parte na proteção ao Meio Ambiente, as causas, as consequências das queimadas e como preveni-las.

Reafirmamos que cada um deve fazer sua parte e usar suas atitudes como exemplo, para que as outras pessoas vejam e façam o mesmo. Cada um de nós é parte fundamental na luta pela preservação ambiental, por isso fizemos questão de que as crianças assimilassem bem isso.

Ao final do nosso trabalho, sentimos que fizemos a nossa parte, ainda que bem pequena, na conscientização dos alunos, de que o mundo precisa de cuidados urgentes, do contrário não teremos um futuro saudável para nossas vidas.